17 de dezembro de 2008

:: ENTREVISTA :: MAURÍCIO BRAZ MATOS :::


1 - Qual foi o seu primeiro contato com a propaganda? Onde ocorreu?

Meu primeiro contato real com o universo (profissional) da publicidade aconteceu em Salvador. Foi na faculdade que realmente comecei a aprender e entender como a publicidade funciona.
2 – Você já trabalhou em diversos estados, quais as diferenças entre eles?

A maior diferença se dá na linguagem cultural de cada estado. Cada um tem suas características e sempre é um desafio perceber e se adaptar a cada traço cultural.
3 - Qual foi e como você se sentiu com seu primeiro trabalho?

Meu primeiro trabalho com publicidade aconteceu em Bom Jesus da Lapa quando um amigo me pediu que desenvolvesse a marca de um bloco de micareta. Eu desenhava à mão e não conhecia os programas gráficos. Isso já faz 10 anos. Mas o mais legal foi ver (pela primeira vez) um trabalho na camisa de um bloco com mais de 5 mil pessoas!
4 - Qual foi a campanha mais difícil que você já criou?

Sem dúvida foi uma campanha institucional para o governo de Sergipe. A campanha tinha o objetivo de manter uma boa imagem do governo e ainda dar "munição" aos candidatos aliados que concorriam às eleições. Além disso eu era recém chegado na agência e a mesma passava por uma crise de relacionamento com o cliente. 5 - Hoje, a maioria dos estudantes de publicidade e propaganda quando ingressam na faculdade optam para a área de criação, como você vê isso? Como as agências estão se comportando com tanta procura de espaço pelos estudantes?Ainda existe um glamour em volta da criação. Mas acho que isto está mudando. Trabalhar na criação não é fácil e conheço muita gente (muita mesmo) que desistiu de trabalhar em agências devido o ritmo frenético de trabalhos. Quanto ao comportamento das agências, vejo um mercado aberto e cheio de oportunidades mas faltam estudantes com interesse e compromisso. Boa parte dos estudantes de hoje preferem pagar 60 reais numa festa do que comprar um livro que o qualifique.
6 - O que você considera necessário, hoje, para um portfolio ideal?
Idéias, objetividade, bom gosto e capricho.
7 - Para finalizar. Que palavra você deixaria para os futuros publicitários e até mesmo para os mais experientes?

Aos que pensam em entrar no mercado publicitário digo que NUNCA falta oportunidade a um profissional quando ele é bom. Se qualifique, estude e dê o melhor de si em tudo. Não tenha por objetivo o dinheiro, sucesso ou prêmios. Trabalhe com paixão e dedicação que o restante virá naturalmente. ;)

Um comentário:

Futura Publicitária disse...

Definitivamente ele é o CARA. . . Rsrsrs. Parabéns Maurício!
Saudades de ti. Bjs :***